Centro de Idiomas da Ufac realiza encerramento do ano letivo 2025

Ano foi marcado pela ampliação da oferta de cursos, ações de inclusão e fortalecimento de projetos pedagógicos

Por: Andriny Silva

O Centro de Idiomas da Universidade Federal do Acre (Ufac) encerrou o ano letivo com um balanço positivo marcado pela ampliação da oferta de cursos, desenvolvimento de projetos pedagógicos e fortalecimento de ações de inclusão e acolhimento à comunidade acadêmica e externa.

Encerramento do curso de Escrita de Projetos de Pesquisa Acadêmica: foco na Amazônia Sul-Ocidenta

Ao longo do ano, o Centro ofertou cursos de língua  inglesa, Língua Brasileira de Sinais (Libras), francês, espanhol e português, atendendo estudantes nos níveis básico, intermediário e avançado.

Entre os projetos pedagógicos desenvolvidos, destaca-se a expansão do ensino de Língua Inglesa para além do campus-sede da Ufac. Duas turmas do curso Be You Starter foram ofertadas em escolas de Rio Branco como a escola Humberto Soares da Costa e Escola Glória Perez, contemplando não apenas estudantes do ensino médio, mas também docentes e equipes de apoio das instituições.

Início das aulas na escola Glória Perez com a professora Sara Castro. 

O encerramento do ano letivo também foi marcado por importantes resultados positivos. Em 2025, o Centro conseguiu ofertar, pela primeira vez, o curso de Língua Portuguesa para pessoas surdas, com a Profa. Ivanete Cerqueira, e o Curso de Árabe em nível básico, com a Profa. Taghreed Alroshdy. Segundo a coordenação, trata-se de uma oportunidade rara para a comunidade, viabilizada por professoras altamente qualificadas, reforçando o compromisso do Centro com a diversidade linguística e a inclusão.

Outra conquista institucional de destaque foi a integração das ações do Centro de Idiomas à Cátedra Sérgio Vieira de Melo, instituída na Ufac em 2025, em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). As iniciativas voltadas à oferta de cursos e exames de línguas para pessoas não nacionais e refugiadas passaram a compor oficialmente essa importante política de acolhimento e promoção de direitos.

Curso de Português como Língua Adicional, formato on-line.

Segundo a coordenadora Raquel Ishii, para  o próximo ano letivo as expectativas são de crescimento.

“Em 2026 o Centro passará pela recomposição de sua equipe, processo realizado a cada dois anos, o que deve permitir a ampliação da oferta e a diversificação de cursos e idiomas, reforçando a aprendizagem de línguas como um direito básico essencial.”, destaca Raquel.

A experiência formativa oferecida pelo Centro de Idiomas também é reconhecida pelos alunos. A estudante Vitória Silva, participante do Curso de Escrita de Projetos de Pesquisa, destacou a importância da formação.

“Foi uma experiência extremamente gratificante ter aulas com o Professor Jorge e a Professora Ângela. As orientações sobre escrita acadêmica e pesquisa na realidade amazônica foram fundamentais e serviram como incentivo para a graduação e uma futura pós-graduação.”, finaliza Vitória.

Com um ano marcado por avanços pedagógicos, inclusão e novas parcerias institucionais, o Centro de Idiomas da Ufac consolida seu papel estratégico na promoção do ensino de línguas e no fortalecimento da educação pública no Acre por meio da extensão universitária.