Parceria entre o Centro de Idiomas e escolas beneficia estudantes, professores e servidores com oferta de curso de inglês gratuito

O Centro de Idiomas da Universidade Federal do Acre (Ufac) em parceria com as escolas estaduais Glória Perez e Humberto Soares oferecem curso de inglês gratuito e de qualidade para os jovens estudantes da capital.

Por Eleonor Rodrigues 

O Centro de Idiomas, um Programa de extensão da Universidade Federal do Acre (Ufac), em parceria com as escolas estaduais Glória Perez e Humberto Soares, abre as portas para o futuro dos jovens acreanos. Em um cenário em que o acesso à aprendizagem formal da língua inglesa pode ser o diferencial para as oportunidades acadêmicas e de trabalho, a iniciativa reforça o papel transformador da educação e da democratização do idioma. 

Desde 2022, somente o módulo 1 do curso “Be You – Starter (iniciante)” já formou 273 pessoas, com aulas realizadas no campus universitário de Rio Branco. Neste ano, além das ofertas regulares, o curso de nível iniciante será ofertado também em escolas públicas. A proposta de ofertar o curso nas escolas surgiu a partir de uma demanda dos próprios professores de língua inglesa que atuam nessas escolas – todos egressos do curso de Letras/Inglês da Ufac e que viam no Centro de Idiomas uma oportunidade de transformação social real através da educação. 

“Essa parceria com o Centro de Idiomas da Ufac é uma oportunidade para que os estudantes da Escola Glória Perez possam aprofundar seus conhecimentos e aprender inglês. Uma oportunidade que veio para transformar a vida deles, pois, muitas vezes, não possuem condições para pagar um curso de inglês” destacou a coordenadora Ana Carla Falcão. 

Início das aulas na escola Glória Perez com a professora Sara Castro. 

Com o início das aulas na Escola Glória Perez em 5 de agosto deste ano, a professora Sara Castro conta que vê na iniciativa um caminho para o protagonismo juvenil. “Essa parceria amplia o acesso ao ensino de línguas e fortalece o protagonismo estudantil, contribuindo para a formação integral e o desenvolvimento de trajetórias de sucesso.”

O professor Jonathan Magalhães, da escola Humberto Soares, destaca que o estudo do idioma vai para além da sala de aula. “A oportunidade de aprender um novo idioma amplia horizontes e agrega no projeto de vida dos estudantes”, conclui. 

Início das aulas na escola Humberto Soares com o professor Jonathan Magalhães. 

Aprendizado que vai além da sala de aula

Os cursos do segmento Be You se diferenciam por sua estrutura modular e por seguir os parâmetros do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), reconhecido internacionalmente. Com níveis que vão do iniciante ao avançado, ele adota a abordagem comunicativa, ou seja, o ensino é centrado na comunicação real, com ênfase na compreensão e produção oral.

“O ensino de inglês não consiste apenas em ensinar gramática e vocabulário, mas sim despertar a paixão pelo aprendizado e a confiança na própria capacidade”, afirma Ester Mukay, Coordenadora Pedagógica da escola Humberto Soares, onde a aula inaugural ocorreu em 7 de agosto. 

Uma ponte para o futuro

Dessa forma, a parceria representa mais do que uma formação em Língua Inglesa, ele é uma ponte entre o presente e o futuro para os jovens acreanos. Em tempos em que o domínio do inglês é diferencial no mercado de trabalho e no acesso a oportunidades acadêmicas, iniciativas como essa mostram que é possível democratizar o conhecimento e construir uma educação pública mais equitativa e conectada com os interesses de seus estudantes.

A comunidade escolar envolvida

Não apenas os estudantes do Ensino Médio são beneficiados com a oferta de curso de inglês gratuito nas duas escolas. Foram abertas vagas para professores e servidores de apoio técnico que manifestaram interesse em aprender inglês. “Quando eu soube que professores e técnicos de apoio da escola estavam querendo se inscrever no curso, fiquei muito feliz. Democratizar e ampliar o acesso à aprendizagem de línguas é fundamental.”, comenta Raquel Ishii, Coordenadora do Centro de Idiomas.